Vasculites

 

Vasculites são doenças caracterizadas pela inflamação da parede dos vasos sanguíneos. Não apresentam causa específica mas têm uma manifestação clínica sistêmica que pode ser comum a todas elas: febre, perda de peso, fraqueza e alteração das provas de atividade inflamatória.

A presença de uma vasculite merece investigação porque os vasos comprometidos podem evoluir para estenoses, tromboses ou aneurismas com consequente comprometimento da irrigação dos órgãos envolvidos.Algumas doenças podem se manifestar como vasculites: leucemias e linfomas, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e infecções como endocardite infecciosa, meningococcemia.

A doença pode também se apresentar de forma mascarada através, por exemplo, do fenômeno de Raynaud (alteração da coloração dos dedos das mãos com a exposição do membro ao frio). Outras condições clínicas também podem simular ou chamar a atenção para uma vasculite: livedo reticular (área de pele com aspecto marmoráceo), acrocianose ( coloração azulada de pés e mãos) e eritromelalgia (extremidades avermelhadas com calor e suor).

A doença pode ser diagnosticada clinicamente e algumas vezes são necessários exames complementares. O tratamento depende do tipo de complicação vascular se houver, mas quanto antes o diagnóstico, melhor pode ser o prognóstico.